terça-feira, 26 de outubro de 2010

Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo

CPRS Porto Santo
Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo


Na área da salubridade, o Governo Regional apostou, ao longo destes anos, no domínio dos resíduos sólidos e no tratamento de águas residuais. A aprovação de um Plano Estratégico de Resíduos constituiu um passo fundamental para a consolidação de uma política reguladora da gestão dos lixos produzidos na Madeira e no Porto Santo
Com o objectivo de evitar a contaminação dos meios receptores nas zonas costeiras, o Governo Regional tem construído, ao longo destes anos, interceptores, emissários terrestres, estações de tratamento e emissários submarinos, nomeadamente no Funchal, Porto Santo, Machico, Caniçal, Câmara de Lobos, Santa Cruz e Caniço.

O Centro de Processamento de Resíduos Sólidos (CPRS) do Porto Santo, em funcionamento desde Agosto de 2006, tem por objectivo a gestão adequada e sustentável dos resíduos urbanos produzidos na ilha.
A recolha dos resíduos é feita pelo Porto Santo Verde nos ecopontos espalhados por toda a ilha, o que possibilita a separação dos resíduos por parte dos habitantes. Para além disso foram cedidos pela empresa ecopontos mais pequenos de modo a facilitar a separação do lixo em casa. A gestão moderna e eficiente dos resíduos apresenta benefícios quer para a qualidade de vida da população residente no Porto Santo, quer para o Turismo, a principal fonte de riqueza da ilha. Esta gestão faz com que a ilha esteja sempre limpa e apresentável para os olhos de quem a visita.
O CPRS conta com as seguintes infra-estruturas de gestão de resíduos:

          Edifício de Transferência
          Edifício de Triagem
          Ecocentro
          Célula fusível para deposição de resíduos urbanos, em situações de emergência.


Edifício de Transferência

No Edifício de Transferência do CPRS, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada na ilha do Porto Santo são acondicionados em contentores auto compactadores, para transporte por via marítima para a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra (ETRS) na ilha da Madeira. Esta unidade está dimensionada para receber anualmente, para este efeito, 3.100 toneladas de resíduos urbanos, variando consoante a sazonalidade do Porto Santo enquanto destino turístico: 




Quantidade (ton/dia)
Época Alta
Época Baixa
19,9
6,9




                                                
Tabela



Edifício de Triagem

Neste edifício, os resíduos de embalagem de papel/cartão, plástico e metal, depositados nos ecopontos da ilha, são sujeitos a uma operação de triagem (manual e mecânica) por tipo de material e compactados.
Os resíduos de embalagem processados no Edifício de Triagem do CPRS são enfardados por tipo de material e transportados para o continente para reciclagem.

Ecocentro

O Ecocentro é um local vigiado, destinado à recepção de resíduos com vista à reciclagem ou à valorização, provenientes da recolha selectiva efectuada pela Autarquia ou de pequenos produtores particulares, assim como certos tipos de resíduos perigosos que não podem ser recolhidos pelos circuitos normais de recolha.
Nos Ecocentros podem ser entregues os seguintes fluxos de resíduos:
·                     Resíduos de embalagens: papel/cartão, vidro,  plástico e metal
·                     Pilhas e acumuladores usados
·                     Óleos lubrificantes usados
·                     Óleos alimentares/vegetais usados
·                     Pneus usados
·                     Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE)
·                     Resíduos verdes
·                     Madeiras
·                     Sucata
·                     Baterias
·                     Monstros


Célula fusível para deposição de resíduos urbanos, em situações de emergência.

O Centro inclui uma célula para deposição de resíduos urbanos, que funciona apenas em situações de emergência, designadamente situações de inexistência prolongada de transporte marítimo para a ilha da Madeira, ou de avaria do equipamento de transferência.


ETRS Meia Serra


Sem comentários:

Enviar um comentário